domingo, 19 de setembro de 2010

KABALUERÊ ou A PROCURA DA BATIDA PERFEITA?

Pouca gente sabe, mas Qual é?, primeiro grande sucesso da carreira solo de Marcelo D2, tem como base a música instrumental, Kabaluerê, dos sambistas Antonio Carlos e Jocafi. Desconheço até que ponto o D2 prestou a devida deferência aos outros 2...
Confira as duas versões e, na sequência, conheça mais da sonoridade black dos anos 70, baixando o disco Black Rio - Brazil Soul Power 1971-1980. Também tá rolando um link para A procura da batida perfeita, do D2.






Kabaluerê - Antonio Carlos e Jocafi



Marcelo D2 - Qual é?


Bote pra descer:
Black Rio - Brazil Soul Power 1971-1980
Marcelo D2 - A procura da batida perfeita

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que não prestou a devida referência, não. Vim um show na Concha na época que a música tava bombando (com bis e tudo e a galera gritando) e nenhuma referência aos dois compositores baianos. Como também nunca vi fazer na TV ou mesmo sites. Garotinho inocente, aprendeu sobre samba e punk-rock com a galera do Planet Hemp.

ivan disse...

esquisito mesmo, pra não dizer outra coisa...

Anônimo disse...

Isso se chama 'sample', quer dizer que o techo da musica foi sampleado, ou seja, retirado um sample (amostra) e usado para fazer uma outra musica usando como amostra aquele trecho.

Isso e muito comum no mundo da musica eletronica,e principalmente na musica negra, groove, funk e hip-hop (como e o caso do D2, que bebe desca fonte de referencias ae).

Nao tem essa de ter referencias...
quem sabe um minimo de cultura negra/hi-hop sabe disso.

James Brown foi o maior alvo de todos os tempos de tal pratica - muito mais comum do que podem imaginar. simplesmente o artista mais recortado e sampleado do mundo.

Muito desses samples vcs nem percebem pq nem ao menos conhecem o trabalho original.
Pergunto: Vcs ja viram alguma musica com trechos, e depois citando a fonte original? garanto que nao...pois isso faz parte da cultura de produtores musicas mais undergrouns....como disse, principalmente do hip-hop.

Nesse mesmo CD (Black Rio) , a faix Uniao Black aparece no trabalho recente de 'Flow Dynamics' banda eletronica de funk mto boa. Isso eh extremamente comum....

Abs
dj Tchelo Casagrande

Anônimo disse...

Olha aqui exemplos disso: um site especializado em buscar essas referencias. E mais uma musica usando o mesmo sample citado acima.

http://www.whosampled.com/sample/view/55794/Chali%202na-Comin'%20Thru_Antonio%20Carlos%20E%20Jocafi-Kabaluer%C3%AA/

vlw
dj Tchelo Casagrande

ivan disse...

Broder, nada contra o sampler, adoro Racionais e seu sampler do Portishead. No caso de D2, foi muito mais do que um trecho retirado de uma canção original, foi praticamente toda a base... Mas ainda assim acho que esta não é questão. Para quem tem bebido tanto na fonte do samba, chamar a atenção para o talento e a inusitada sonoridade produzida por A.C. e Jocafi não é favor algum, mas um toque bacana para a gurizada que curte o trabalho de D2. Ab

Anônimo disse...

Fala ae amigo, muito bom seu post.

Só para constar, não sei se chega a ser a devida deferência que você esperava, mas no acústico MTV do Marcelo D2 ele canta o trecho da Kabaluerê no final da música "Qual é?".

Jean disse...

É aí, deu os créditos?

Jean disse...

É aí, deu os créditos?