domingo, 12 de maio de 2013

COITADINHA, BEM FEITO - TRIBUTO A ANGELA RO RÔ


Recém saído do forno, Coitadinha, bem feito, álbum virtual em homenagem à grande compositora e cantora Angela Ro Rô. Para quem conhece seu trabalho autoral, o resultado pode soar estranho na primeira audição, dada à diversidade dos arranjos aplicados ao repertório  de uma artista com identidade tão bem definida. Ela sempre transitou, sem grandes concessões, pelo caminho da fusão blues-rock-mpb, como Cazuza também o fez. Há um outro detalhe que merece destaque na obra: a opção por utilizar  apenas vozes  masculinas  para interpretar o universo de Ro Rô. O trabalho reúne performances de artistas contemporâneos como Lucas Sant'anna, em Amor, meu grande amor (versão dub),  Kiko Dinucci, em Tango da bronquite (um bolerinho-tango eletrônico) e Otto, na faixa que nomeia o álbum (versão groovada e arrastada). Gostei dessas invenções, mas me agradam sobretudo as gravações que menos perverteram o clima original das músicas da cantora, como Me acalmo danando, com Hélio Flanders; Fogueira, com Rodrigo Campos; Só nos resta viver, com Rômulo Fróes; e  Mares da Espanha, com Thiago Pethit. Para conferir esta última faixa segue o primeiro vídeo produzido e, na sequência, baixe o álbum.


THIAGO PETHIT - MARES DA ESPANHA



BAIXE O ÁLBUM, CLICANDO NO LINK A SEGUIR

Coitadinha, bem feito

domingo, 28 de abril de 2013

JORGE MAUTNER & NELSON JACOBINA - ÁRVORE DA VIDA

Depois de um longo tempo sem postar, resolvi aparecer por aqui para compartilhar o disco que mais tenho ouvido, Árvore da vida (1998), de Jorge Mautner e Nelson Jacobina. Trabalho intimista, construido só com o violão preciso de NJ e o violino intruso de JM.  Apresenta algumas pérolas, como o samba Positivismo (Noel Rosa), "O amor vem por princípio, a ordem por base / O progresso é que deve vir por fim / Desprezastes esta lei de Augusto Comte / E fostes ser feliz longe de mim". No mais, alguns "hits"da dupla, como Maracatu Atômico, Vampiro, Lágrimas negras e Samba Jambo. A qualidade da gravação e da ripagem não é das melhores, mas vale conferir. Na sequência, um vídeo "preguiçoso" de Samba Jambo  e o link para download do álbum.


SAMBA JAMBO -  JORGE MAUTNER & NELSON JACOBINA



PARA BAIXAR, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

Árvore da vida - Jorge Mautner & Nelson Jacobina




domingo, 15 de julho de 2012

CARLOS CAREQA



Apresento(?) aqui, Carlos Careqa, ator, cantor e compositor de difícil conceituação, tal a diversidade de ritmos e temas presentes em sua obra. Letrista de mão cheia, arranjador e violonista virtuoso, CC deixa transparecer em seu trabalho sua origem no teatro, seja em suas interpretações lírico-cômicas, seja nos cenários que constrói pela poesia. Transita com tranquilidade pelo samba-choro, blues, funk, ijexá, carimbó, bossa e muito da vanguarda paulista de Arrigo Barnabé, Itamar e cia.
Sua estréia foi com Os homens são todos iguais (1993), seguido de Música para final de século (1998), Não sou filho de ninguém (2004), Pelo público (2006), À Espera de Tom (2008), com versões para canções de Tom Waits, Tudo que respira quer comer (2009), até o mais recente, Alma boa de lugar nenhum (2011). Cada um dos álbuns mereceria uma resenha detalhada e cuidadosa, mas me deterei no meu preferido, Não sou filho de ninguém, que é recheado de participações especiais de Chico Cesar, Edson Cordeiro, André Abujamra, Jards Marcalé, dentre outras. Um dos principais destaques é Eh! São Paulo, em que revisita os clássicos que tematizam a cidade: "Porque nada acontece no meu coração/ Quando eu cruzo/ A esquina da avenida Ipiranga/ Com a avenida São João [...] De noite eu não rondo a cidade/ Não te procuro nos bares ou nas ruas/ Na Paulista os faróis estão quebrados [...] Na Augusta eu entrei devagar/ Iracema pode até atravessar/ A garoa que caía inundou meu barracão/ Nunca mais eu te vi, Consolação. 

Depois apresenta a "oração", Meu querido Santo Antônio e uma parceria felicíssima com Chico Cesar, em Menos de doer, mais de doar

Ouça um pouquinho de Carlos Careqa e, na sequência baixe Não sou filho de ninguém.
FRENTE E VERSO



EH! SÃO PAULO


PARA BAIXAR:





sexta-feira, 15 de junho de 2012

MULHERES Q DIZEM SIM

Mulheres q dizem sim era formada pelos talentosos Maurício Pacheco (ex-Stéreo Maracanã e ex-F.U.R.T.O), Pedro Sá (guitarrista e produtor de Caetano), Domenico Lancelotti (multi-instrumentista e membro da Orquestra Imperial), Palito e, eventualmente, Moreno Veloso. A banda, apesar de sua efêmera duração, influenciou uma pá de músicos e projetos contemporâneos como Lucas Santtana, Los Hermanos, Nina Becker, X+2, com sua mistura de rock, salsa, funk, samba e uma pitada de dissonâncias. Gravaram um único disco com letras curiosas como E.T. (Toda a madrugada pede uma chegada/ Toda a madrugada merece uma chegada/ De alguém, de alguma coisa/ De um quê?/ De um ET.../ De um ET, como o de 1981/ Com seu dedo reluzente/ resplandecente em mim) ou Eu sou melhor que você (Todo mundo acha que pode, acha que é poeta/ Todo mundo tem razão, sempre vence e na hora certa/ Todo mundo prova sempre pra si mesmo que não há derrota/ Todo homem tem voz grossa e tem pau grande/ E é maior do que o meu, do que o seu, do que o de todos nós).  Confira os dois únicos clipes da banda e baixe o álbum Mulheres q dizem sim (1996).


EU SOU MELHOR QUE VOCÊ



SALSA-PUNK




BAIXE AQUI:
Mulheres q dizem sim
http://www.4shared.com/rar/i_ddWKZl/Mulheres_Q_Dizem_Sim.html

domingo, 10 de junho de 2012

WANDER WILDNER



Wander é uma lenda do rock nacional. O bardo gaúcho é do tempo em que roqueiro que era roqueiro não malhava e não usava aparelho ortodôntico. Foi líder da banda punk, Replicantes, mas sempre flertou com a música brega e canções em espanhol. Depois de um tempo meio sumido, se lançou em carreira solo com o disco Baladas sangrentas (1996), seguido de Buenos Dias! (1999), Eu sou feio ... mas sou bonito (2001), Paraquedas do coração (2004), La canción inesperada (2008)  e duas coletâneas. Hoje, com sua mente perturbada, bom humor e seus 64 dentes, continua na ativa. Sabe brincar como poucos com  os estereótipos que envolvem o universo sexo, drogas e rock'n roll. Seu último trabalho, Caminando y cantando (2010), é diversão certa. Confira Wander em ação e baixe o primeiro e o último disco desse "belo" artista.



EU NÃO CONSIGO SER ALEGRE O TEMPO INTEIRO




BOAS NOTÍCIAS





BAIXE AQUI:
Caminando y cantando (2011)
http://www.4shared.com/get/pOLbqu77/wander_wildner_-_caminando_y_c.html


Baladas sangrentas (1996)
http://www.mediafire.com/?3yi0myduyeo

domingo, 27 de maio de 2012

FORRÓ IN THE DARK

O Forró in the dark é um grupo formado por brasileiros radicados nos states. Fazem releituras de clássicos do baião e do forró com um instrumental sofisticado e inusitado. Eles  usam, além dos tradicionais pífano, zambumba e triângulo, umas guitarras envenenadas, banjos e outras loucuras. Sou meio desconfiado com este tipo de projeto, que logo me remete ao som de Sérgio Mendes e sua "macumba pra turista". Nesse caso, a surpresa foi positiva e acabei curtindo o som esquisito dos caras. Tô meio sem inspiração pra escrever, então confira aí o grupo em ação e, se gostar, baixe dois álbuns do Forró in the dark. 




CAJUÍNA





ASA BRANCA


ASA BRANCA  com part. de David Byrne





PARA BAIXAR
Forró in the dark 




Bonfires of são joão (2006)




domingo, 13 de maio de 2012

CASCADURA - ALELUIA

Gosto do som do Cascadura há um bom tempo, mas meu apreço pela banda aumentou depois de ouvir o álbum Bogary (2006). Em seu mais novo trabalho, Aleluia, eles se superaram. Além da extrema sofisticação na produção e nos arranjos, as inspiradas letras tem um sabor especial para quem vive ou conhece Salvador. Ao ouvir as 22 faixas (!) você pode passear pela cidade, por suas ruas, carnavais, personagens, gírias e imagens. Estão lá a Mulher de Roxo, a Rua do Cabeça, a Ribeira, os Aflitos, Dois Leões, Areal, Roma.
São muitos os destaques do disco: A mulher de roxo, com a participação muito feliz de Pitty; as belas baladas Os reis católicos, Cantem: Aleluia! e Simples como a vida; a jovemguardiana O tempo pode virar; To your head, com toques de Rumpilezz; Aleluia, com metais dos Móveis Coloniais de Acaju; e rockões super densos como O rei do olhar  e Colombo.
Confira dois videozinhos de faixas de Aleluia e na sequência, baixe o trabalho diretamente do site da banda. PS.: o álbum duplo em formato "físico" estará disponível em breve.


CANTEM: ALELUIA!





O REI DO OLHAR



BAIXE AQUI:
CASCADURA - ALELUIA
http://bandacascadura.com/aleluia/

sexta-feira, 4 de maio de 2012

RED HOT + RIO 2

O projeto Red Hot + Rio 2 é um dos últimos álbuns lançados pela Fundação Red Hot que produz eventos e discos para angariar fundos para campanhas de prevenção e tratamento da AIDS. Já lançaram trabalhos maravilhosos, como o Red Hot + Rio 1, calcado em releituras da bossa nova, e o Red Hot + Riot, um tributo a Fela Kuti. O álbum duplo aqui em questão  foi lançado, em 2011, com o mote de ser um tributo à tropicália, mas extrapola em muito esse universo musical, trazendo "corpos estranhos", como Gretchen, Lô Borges e Tom Jobim.  Difícil dizer quais são os maiores destaques da obra: Ela, em dubstyle com Curumin; Tudo o que você podia ser, com The Phenomenal Handclap Band; Leãozinho, com Beirut; Berimbau com Mayra Andrade e Trio Mocotó. Confiram alguns dos produtos e baixem o disco.



BABY - Alice Smith + Aloe Blacc





TUDO O QUE VOCÊ PODIA SER - The Phenomenal Handclap Band 



PARA BAIXAR:
Red Hot + Rio 2
http://www.4shared.com/rar/-4C5YBXN/Red_Hot__Rio_2.html

sábado, 3 de março de 2012

BIXIGA 70

O afro-beat parece ter sido tardiamente descoberto no Brasil, mas, como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Apesar de ser um fenômeno ainda bastante restrito ao universo blogueiro (leia o texto de Guilherme X. Ribeiro sobre isso), artistas de matizes diversas tem incorporado este universo de sonoridades em seus trabalhos como A Roda, Criolo, Anelis Assumpção e até um trabalho dos caras do Rappa, chamado Afrika Gumbe.
No caso do Bixiga 70, assim como do Afrika Gumbe, não é apenas uma influência, mas a base do trabalho. O próprio nome da banda é uma referência à lendária banda Afrika 70, de Fela Kuti. Confira o som dos caras e, na sequência, baixe o primeiro trabalho do grupo paulista.




DESENGANO DA VISTA



BAIXE AQUI:
BIXIGA 70
http://www.4shared.com/file/pLBrcvoc/DNA_BIXIGA_70__2011_.html

domingo, 22 de janeiro de 2012

MAÍRA FREITAS

A filha mais nova de Martinho da Vila é pianista com formação clássica e só recentemente resolveu se aventurar como cantora. A "genética" pesou e o disco tem no samba sua matriz, seja em standards como Maracatu, Nação do Amor, O show tem que continuar e Disrtimia ou algumas composições originais, como Corselet e Alo?. O álbum apesar de bem produzido, parece ter sido gravado em um único take. Isso se traduz no seu ar despretensioso, como parece ser o ingresso de Maíra na música popular. A voz lembra a de Martinália, sendo um pouco mais suave; o jeito de tocar, remete a João Donato, mas há algo de muito próprio na sua forma de dialogar com o piano. Veja Maíra Freitas em ação e depois baixe o disco homônimo.


VOCÊ NÃO ME BALANÇA MAIS



BAIXE AQUI

MAÍRA FREITAS (2011)
http://www.mediafire.com/?qp7xhew2hxyviq5